Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Empadinhas de pecan ou pecan chewies.


Empadinhas de Pecan ou Pecan Chewies.

Odeio qualquer empadinha doce. Quando vejo a foto de alguma, já dá pra ver que não é nada saboroso e não experimento. Sei que é puro preconceito, pois como com os olhos antes de qualquer coisa e elas geralmente não me parecem tão apetitosas.
Ao ver a foto destas "empadinhas", a minha reação foi outra. Fiquei bem tentada de fazê-las para avaliar e deixar este meu preconceito para trás, apesar de achar que elas não são bem umas empadinhas.

Ah...na receita original o nome é Chewies e eu, de besta que coloquei empadinhas, mas não tenho a mínima idéia qual a tradução de Chewies. Se alguém souber, favor me explicar!!

Esta receita é deste site bem legal.

Ingredientes da massa:

215 g de cream cheese em temperatura ambiente.
100g de manteiga com sal em temperatura ambiente.
1 xícara de frinha de trigo peneirada.

Ingredientes do recheio:

2/3 xícara de nozes pecan picadas grosseiramente.
1 ovo
3/4 xícara de açúcar mascavo.
1 colher de sopa de manteiga salgada na temperatura ambiente.
1 colher de café de baunilha.
1 pitada de sal.

Modo de Preparo da massa:

Pré aqueça o forno a 180º C.
Misture o cream cheese com a manteiga.Adicione a farinha peneirada a esta mistura até formar uma massa homogênea.
Embrulhe esta massa em um filme plástico e leve a geladeira.

Modo de Preparo do recheio:

Toste as pecans no forno a 180ºC por 5 minutos. Retire do tabuleiro e reserve.
Misture os o ovo, o açúcar mascavo, a manteiga, a baunilha e o sal até ficar macio.Se tiver ainda resquícios de pedacinhos de manteiga, não tem problemas.

Retire a massa da geladeira e divida em 24 pedaços iguais fazendo bolinhas (fiz 12). Disponha estas bolinhas nas formas de mini muffin (fiz de empada alta) e pressione para os lados esticando a massa nas formas, como uma empada.
(esta massa é bem molenga)

Separe as nozes pecans e 2 partes iguais e coloque com a ajuda de uma colher uma parte das nozes nas forminhas com a massa proporcionalmente entre as 24 formas e coloque o recheio líquido nelas e por cima, o restante das nozes pecans.

leve ao forno a 180ºC por 25 minutos. Deixe esfriar na própria forma por 5 minutos e depois retire das formas e deixe esfriar por completo na gradinha.

Ah...achei um pouco gordurosa a massa. Da próxima vez, irei diminuir a quantidade de manteiga da massa e recheio.