Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Bolinho com cobertura de coco.


Não gosto de cupcakes  mas gosto de bolo com cobertura. Deu pra entender a diferença?
Traduzindo...não gosto de bolinhos com buttercream!

Aquí no Rio proliferam cupcakes e brigadeiros gourmets.Sei que em São Paulo esta febre já está há tempos.

Não sei como andam os negócios por lá, mas em relação aos cupcakes, acho muito difícil esta onda sobreviver aos aluguéis altíssimos e ao excesso de gordura que impera nestes bolinhos.

Tem uma loja de rua lindíssima no Leblon que é uma jóia de se ver. È uma casa de bonecas!
Tb tem os quiosques em shoppings , que quando passo por eles, fico namorando-os, desejando que eles fossem de porcelana para eu decorar a minha cozinha, mas para comer, prefiro um pedaço de bolo com pouca cobertura que tem em um café mais acima.

Para não dizer que sou radical, perguntei a uma amiga da minha filha (que estava empolgadíssima com este quiosque) e que é fascinada por doces, se ela estava comendo muito lá. Ela me disse que enjoou depois de comer alguns e que nunca mais comprou. Aháaa...

Eu poderia muito bem comprar e tirar a cobertura, ficando só com o bolinho, mas acho um disperdício de dinheiro e de produto. Então, vou de bolo mesmo. Mas...adoro receitas de bolinhos com cara de caseiro e com pouca cobertura. São tão mais saborosos!

Com cobertura de geleia, ganaches ou no máximo um marshmallow. Esta receita me surpreendeu pela simplicidade da cobertura de coco. Não é muito doce. Mas da próxima vez, farei com leite de coco. Acho que ficaria mais rico o sabor.



Cupcakes (prefiro chamar bolinho) com cobertura de coco.
deste site.

Ingredientes do bolinho:
100g de açúcar.
80g de manteiga.
2 ovos pequenos.
1 colher de extrato de baunilha.
1 colher de extrato de coco.
150g de farinha de trigo sem fermento.
3/4 de colher de chá de fermento.
1/8 de colher de chá de sal.
1 colher de sopa de leite de coco (minha opção).

Modo de preparo dos bolinhos:
  • Pré aqueça o forno a 180ºC.
  • Bata a manteiga com o açúcar na batedeira qté ficar esbranquiçada.
  • Adicione um ovo  de cada vez, adicione o extrato de coco e baunilha.
  • Misture a farinha peneirada e o sal.
  • Adicione a mistura do açúcar com a manteiga com a mistura da farinha.
  • Coloque o fermento e misture com um fuet.
  • Asse-o por 20 minutos a 180ºC.
  • Deixe esfriar na gradinha por completo.
Ingredientes da cobertura:
  • 120g de leite integral.
  • 65g de açúcar.
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo.
  • 60g de coco ralado em flocos ou coco fresco.
  • 1 colher de extrato de baunilha.
Modo de preparo:
  • Misture todos os ingredientes, menos as 60g de coco, em uma panelinha, acenda o fogo no médio e mexa até engrossar(uns 15 minutos).
  • Adicione o coco depois de engrossado. Reserve.
Obs: Da próxima vez, farei a cobertura com leite de coco subistituido o leite.


Cobertura extra:
  • 15g de coco.
  • 1 colher de café cheia de açúcar.
Modo de preparo:
  • Misture os ingredientes e leve ao forno a 180ºC por 2 minutos ou até que comece a mudar de cor.

Montagem:
  • Coloque a cobertura nos bolinhos e salpique os cocos dourados por cima.
Este, posso chamar de cupcake brasileiro.