Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sorvete de chocolate com ganache.


Sorvete...confesso que não sou muito fã, mas apesar disto, ao dar uma passada em um shopping (programa que odeio!), passei por uma loja MARAVILHOSA (tem suas compensações) que vende muitos importados dos sonhos de qualquer metida a cozinheira e vi uma sorveteira em promoção.

Então, ao ficar babando o equipamento e achar a oferta tentadora, meu marido resolveu logo meu drama. Entrou e comprou, mas sem antes perguntar...você vai usar mesmo? Tem certeza? CLARO, eu disse!

Bem, isto deve ter  passado uns 2 anos e fiz 2 sorvetes na curta vida da minha sorveteira! rsrsrsr. O primeiro de baunilha e o segundo este da foto. Tive que colocar uns enfeitinhos para atrair a atenção da galera lá de casa. APELAÇÂO!!!

Receita inteiramente copiada deste maravilhoso site. 

Ingredientes:

490g de leite integral(330g + 165g).
2/3 xícaras de açúcar cristal orgânico.
70g de cacau em pó.
12g de amido de milho.

Modo de Preparo:

  • Coloque 330g de leite em uma panela de fundo grosso e leve a fervura.
  • Misture em outra tigela o resto dos ingredientes com 1 xícara (165g) do leite restante.
  • Junte a mistura ao leite fervente, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo com uma colher até que o creme engrosse e borbulhe nas bordas. Continue cozinhando por mais 2 minutos.
  • Coloque a mistura em uma tigela, deixe esfriar por uns 5 minutos e então cubra com filme plástico, "colando" o filme na superfície do creme, para impedir que forme uma película.
  • Leve á geladeira por pelo menos 4 horas.
  • Coloque a mistura na sorveteira ( a minha pede 40 minutos).
  • Coloque a mistura da sorveteira em um recipiente, de preferência de metal, no freezer por no mínimo 12h . O meu ficou bem mole, pois só consegui esperar 2 horas, mas no dia seguinte, estava perfeito!
Obs: Fiz ainda uma ganache com 200g de creme de leite quente (esquentei no microondas em potência média) e coloquei 300g de chocolate amargo picado dentro do recipiente. Coloquei esta ganache no fundo do copo de vidro.
Coloquei o sorvete
Raspei chocolate ao leite para cobertura e coloquei por cima. 

Ficou muito bom! Irei fazer mais vezes!