Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bom humor com cupcake de nhá benta!


Existem vários tipos de paranóias, manias, cacoetes. Um dos meus, é de ter que aprender algo novo todo dia. Sério! Não posso deixar de aprender algo. Esta paranóia aumentou quando comecei a fazer gastronomia. Então, todos os dias, faço algo que não tenha feito antes. Mesmo que seja um simples molho para saladas. Não sei o por quê disto. Alguém aí é psicólogo? É grave? Pelo menos é saudável, nê? Será?

Então...fuxicando este site, me deparei com esta receita e a achei um pouco trabalhosa para fazer na época , mas em um dia de fúria, foi muito fácil executá-la! rsrsrsr. Fiquei um pouco descrente no método de fazer o marshmallow e de como ficaria o bolinho, mas parei com a mania de modificar uma receita antes de testá-la. Fiz exatamente como foi descrita. Foi uma boa surpresa o resultado final. Só achei que o bolinho poderia ser o da minha receita preferida, pois este ficou um pouco sem consistência e pálido.

Para testar sua aceitação e para me livrar destas calorias, pedi pra minha filha levar o que ela pudesse pra escola e dar aos amigos. Conclusão....teve guerra lá!  Veio até uma amiga lá em casa buscar o excedente que ela não conseguiu carregar.

Sucesso garantido!

Nhá Benta Cupcake.

Ingredientes da massa: (faria com outra receita!)

80g de chocolate amargo picado.(colocaria tb um pouco de chocolate em pó).
100g de farinha de trigo.
6g de fermento em pó.
3g de sal.
100 g de manteiga amolecida.
153g + 40g de açúcar.
2 ovos.
1 colher de extrato de baunilha.
100g de creme de leite( usei o pasteurizado de caixinha).
100g de água.

Ingredientes do Marshmallow: (não sei se foi o cremor tártaro, mas ficou parecendo chantilly!- MUITO BOM!!!)

153g + 80g de açúcar.
50g de água.
3 claras.
1/4 de colher de chã de cremor de tártaro.
1 colher de chá de essência de baunilha.

Ingredientes para casquinha (cobertura):

350g de chocolate para cobertura meio- amargo(tem que ser para cobertura!)(sobrou a metade, pois só dei uma banhada em cada cupcake).
3 colheres de sopa de óleo de canola.

Preparo da massa: 

  • Pré aqueça o forno a 180ºC.
  • Derreta o chocolate no banho maria ou no microondas e deixe esfriar.
  • Em uma tigela, misture a farinha, fermento e o sal. Reserve.
  • Em outra tigela, bata com a batedeira a manteiga e o açúcar em velocidade média, até ficar leve e fofo. Mude a velocidade para média e adicione os ovos, um a um, batendo bem depois de cada adição.Adicione a baunilha e bata por mais 1 minuto, até ficar fofo e a mistura clarear. Misture o creme de leite com uma espátula. Em velocidade baixa, vá colocando metade da farinha até incorporar.
  • Distribua a massa 11 forminhas (foi o que deu na minha) para cupcakes e leve ao forno por 20 minutos (não 10 como dito).
  • Retire, espere uns 5 minutos e desinfome deixando esfriar completamente na gradinha.
Preparo do Marshmallow:
  • Em uma vasilha grande e resistente ao calor, misture o açúcar, água, claras e o cremor tártaro. Bata por 1 minuto, até espumar.
  •  Coloque a vasilha sobre uma panela com água quase fervente, mas com o fogo agora baixo, e bata sem parar em velocidade alta (achei um apouco confuso isto, pois minha batedeira não sai da base. Então bati por uns 5 minutos com o fuet . Na receita pede para bater por 15 minutos em velocidade alta. Voltei para batedeira e continuei até formar os picos desejados). Tire do fogo e coloque a essência. Bata novamente na batedeira por uns 3 minutos.
  • Transfira a batedeira para um saco de confeitar grande, com bico liso de abertura 1,5 cm. Faça um espiral de 5cm de altura no topo de cada cupcake, deixando uma bordinha de meio centímetro nas laterais. leve-os a geladeira enquanto prepara o chocolate.
Preparo do chocolate:
  • Em uma vasilha resitente ao calor, junte o chocolate e o óleo. leve ao fogo, em banho maria, sobre uma panela com água quente em fogo baixo, sem ferver, até que derreta uniformemente. Transfira para uma vasilha menor e deixe esfriar por 15 minutos.
  • Pegue o cupcake e mergulhe neste chocolate. Dá uma aflição que vai ficar tudo no chocolate! rsrsrsr MUITO BOM, POIS DÀ TUDO CERTO!!! uhhuuuu... Melhorou na hora meu humor com este feito!Fiquei feliz!!!
  • Deixe descansar por 15 min. em temperatura ambiente.