Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

quarta-feira, 30 de março de 2011

N.Y. Cheesecake.


O doce preferido do meu marido é cheesecake.
Sempre que iríamos comer um doce, lá vinha o sem graça do cheesecake. Mas tinha um porém...vinha com cobertura de geléia e ele colocava de lado. Cheese cake original não tem cobertura de geléia!O melhor...é o de NY, ele dizia.

Bem, como não conheço NY e ninguém nunca me trouxe um, tive que ter como parâmetro o gosto dele.

Quando fazia algum almoço mais especial que vinham outras pessoas, fazia o cheesecake, pois assim poderia me livrar com mais rapidez deste doce tão sem graça e agardava meu maridinho.
A primeira receita decente que me empolgou, foi a deste livro, do restaurante Gula Gula daquí do Rio (vale muito a pena conhecê-lo! o de Ipanema). Fácil de fazer e foi aprovado pelo expert lá de casa. Mas, a receita diz para colocar geléia e continuei colocando, pois pra ele, estava bom, mas ainda não era igual ao de NY.

Nesta época, quando estava nesta luta com que receita seria a favorita lá de casa, comecei a ler o livro da ex. crítica de gastronomia do NY Times, Ruth Reihl . O livro é muito bom (tem em português, mas não achei pra mostrar.), engraçadíssimo e interessante. Ele relata como ela fazia pra ir aos restaurantes sem ser reconhecida pelos chefes, pois todos tinham na cozinha sua foto impressa para caso de ela aparecer repentinamente. Claro que sendo reconhecida, o tratamento, comida , serviço eram perfeitos, mas irreconhecível, era outra coisa. Muito engraçado os disfarces, as críticas, os pratos que ela descreve e contém várias receitas que podemos executar facilmente. É deste maravilhoso livro que finalmente achei a minha receita favorita de cheesecake.

A diferença dos demais cheesecakes, é que depois de cozido, ele é esfriado e leva uma camada de creme de leite fresco levemente batido e volta ao forno. É MARAVILHOSO!!!

Fiz então a receita, mas com biscoito maisena e não o original Graham Cracker(ainda não o achei aquí no Rio- na verdade, não o procurei tanto! rsrs), mas confesso uma coisa...este, feito de biscoito maisena, já está muito bom!.

Agora sim, esta é igual ao cheesecake  de NY!

P.S: Quando eu  experimentar o original, aviso.

Ingredientes:

100g de biscoito maisena trituradas.(na receita original pede mais, mas só coloco biscoito no fundo da forma).
50g + 80g de açúcar.+30g de açúcar
50g de manteiga sem sal derretida.
700g de cream cheese (fiz com 600g).
4 ovos.
3 colheres de chá de baunilha.
zestes(casca fina) de 1 limão (pode ser siciliano).
250g de creme de leite azedo (se não tiver, coloque umas gotas de limão no creme de leite fresco comum.)


Modo de Preparo:

  • Pré aqueço o forno a 180ºC.
  • Triture o biscoito, misture com a manteiga e 50g de açúcar.
  • Cubra o fundo de uma forma de fundo removível com a farinha de biscoito maisena (fiz com a forma de 21cm).
  • Bata o cream cheese, 80g de açúcar, os ovos, duas colheres de chá de baunilha e as cascas de limões. Misture até ficar homogênea.
  • Derrame sobre a massa e deixe assar por 40 minutos a 180ºC.
  • Retire do forno e deixe esfriar por uns 15 minutos.
  • Bata levemente (por volta de 1 minuto) na batedeira o creme de leite, algumas gotas de limão,  30g de açúcar, uma colher de chá de baunilha e espalhe sobre a torta esfriada.
  • Volte ao forno por 20 minutos ou até que ela fique levemente dourada no topo.
  • Deixe gelar por pelo menos 8 horas antes de servir.

Até eu não ressisto!