Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Um cafezinho com um delicioso petit four!

Voltei da minha viagem viciadinha em café. E do forte!

Sempre amei o cheiro, mas quando o tomava, não tinha o mesmo impacto que o cheiro. Dessistia. Os meus cafés da manhã (na semana) sempre tomo um suco, como um sanduiche integral com queijo branco ou, quando estou mais em dia com minhas atividades, me rendo a um ovo frito com pão francês. Pra mim, não tem igual!

Cafeína pra mim, era só mate mesmo.

 Mas, depois que fiz meu estágio, não tive outra opção no café da manhã se não comer pão, com  manteiga ou geléia e o líquido, café ou uma água açucarada, tipo H2O. Não lembro o nome, mas tinha um tigre desenhado no rótulo, que não me cativou. E como não tinha nenhum lugar pra eu comprar algo, me rendi ao café preto. Mas... era O CAFÉ! Apesar de sermos grandes produtores, ainda acho que o cafezinho básico de todo francês é melhor que nosso café comprado nos supermercados. E o do restaurante, era muito bom. O Chistophe (chefe da pâtisserie) gentilmente me esperava chegar e me levava até a máquina pra eu pegar meu café e carregava uma baguete fresquinha pra comermos com manteiga. Pode ser que vc ache que é pouco, mas incrivelmente, era suficiente pra agüentarmos até ás 11h, quando almoçavamos. Esses pequenos momentos na convivência do modo de vida de um francês foi muito gratificante pra mim.

Mas...assim como o café, acho sempre muito gentil quando uma cafeteria ou restaurante lhe oferece junto ao café algum petit four. Este abaixo, é muito simples de ser feito e ao mesmo tempo único, delicioso e bem chique.
Então, mais uma desculpa pra tomarmos mais café!

Fèves Cacao
do livro: Les chocolats et petites bouchées de Christophe Felder nº2.


Ingredientes:

200g de amêndoas sem casca.*
2 colheres de calda de açúcar no ponto de fio.
100g de chocolate ao leite.
1 pitada de sal.

Para "empanar":

100g de açúcar de confeiteiro.
25g de cacau em pó.

Modo de preparo:
  • Separe os ingredientes.
  • Coloque as amêndoas em uma tigela e coloque a calda de açúcar. Misture bem.
  • Disponha estas amêndoas embebidas na calda (mas sem o excesso)em uma forma com papel manteiga ou tapete de silicone. 
  • Leve ao forno pré aquecido por 15 minutos a 180ºC.
  • Derreta o chocolate ao leite em banho maria ou no microondas.
  • Coloque pedras de gelo dentro de uma tigela grande, cubra com um plástico solto (este procedimento é pra garantir que não entre água na tigela com amêndoas/chocolate) para que ele possa encostar no gelo.
  • Disponha a tigela com as amêndoas em cima da tigela com gelo e vá colocando aos poucos o chocolate derretido mexendo sempre. Coloque em umas 4 vezes separado, para que o chocolate que está sendo despejado na tigela vá endurecendo e possa ser encorpado as amêndoas.
  • Coloque a pitada de sal nesta mistura.
  • Em uma forma, coloque o açúcar com o cacau e misture. Disponha as amêndoas nesta mistura mexendo a forma, vá envolvendo as amêndoas na mistura de açúcar até que fiquem cobertas .
         É realmente uma delícia.   

*Modo de preparo das amêndoas sem cascas:
Coloque água para ferver, jogue as amêndoas, espere ferver por mais um minuto, desligue a água, espere uns 15 minutos ou até elas incharem, escorra-as, espere esfriar um pouco e aperte um dos lados, até sair a casca. Seque com toalha papel.