Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quero uma vida simples como bolo de limão!

 
Como toda boa ariana, sempre me empolgo com novidades e depois que eu as "domino", perco o pique e a deixo de lado. E com este espírito de aventureira, já colecione vários supostos dotes em minha vida. Já fiz jazz, balé, vôlei, patinação, natação, musculação e agora estou na fase da corrida. Tb já pintei, bordei, fiz ponto de cruz,artesanato, além de fotografia que foi mais intenso e gastronomia que ainda não me deixou e está durando...

 Ler pra mim, sempre teve presente na minha vida, tendo fases mais intensas, mas ultimamente, só estou conseguindo ler sobre gastronomia.Seja receitas ou de chefes aventureiros. Antes, aquela lista dos mais vendidos na Veja, eu dominava. Hoje, a vejo e tenho noção como estou desatualizada neste ranking. Leio tudo que me cai em mãos, até revista de supermercado estou comprando! Apesar da maioria das vezes não fazer nenhuma receita publicada. Gasto uma grana e...nada. Folheio e nada me empolga ou dá vontade de fazer, pois sempre cai nas mesmas combinações ou são muito trabalhosos para fazer no dia a dia. 

Então, estou amando fazer as receitas dos blogs! Tem cada coisa legal e os textos...muito bons!
Simples, divertidos,  as receitas funcionam e os ingredientes são fáceis de achar na minha dispensa ou no supermercado ao lado de casa. Uma mão na roda! Para o dia a dia, é uma maravilha.

Agora me digam, pra quê complicar?

Cheguei a conclusão que esta busca por algo, além do jeito ariana de ser, também tem a ver com descobrir o que mais lhe dá prazer. Depois de longas procuras, acho que finquei meus pés na gastronomia. Fico muito feliz em pesquisar uma receita nova no blog (sem precisar comprar um livro pra fazer uma ou duas receitas que achei boa), sair do meu trabalho, correr no supermercado, complementar algo que não tenha em casa e fazer algo fresquinho, saboroso e simples pra minha família.

Nesta fase de simples prazeres na vida, descobrir um bom blog, com receitas confiáveis e deixar de lado a paranóia de tentar fazer algum prato que tem vários molhos, múltiplas cocções e ingredientes complicados de achar, não tem preço!(que frase clichê! cruzes!) .

Um deste blogs simples com maravilhosas receitas, é o lacucinetta, cujo simples bolo, se transforma em imenso prazer. Um " terroir" de nossa infância! Eis a receita...



 BOLO DE LIMÃO! desta receita.

Ingredientes da massa:

2 ovos grandes em temperatura ambiente.
110g de açúcar cristal (eu usei o refinado).
75g de farinha de trigo.
25g manteiga sem sal.
casca de 1 limão grande (usei o tahiti).
1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma quadrada de 20 cm com manteiga.( fiz com forma de silicone com 6 flores e 2 de muffins).

Derreta a manteiga e reserve.

Bata os ovos na batedeira na velocidade alta até ficarem esbranquiçados e volumosos.

Esfregue as raspas de limão com o açúcar com os dedos até ficarem aromatizados por todo açúcar.
Junte este açúcar e o sal aos ovos batendo, até que multiplique ou até que quadruplique de volume.

Peneire a farinha e acrescente-a aos poucos, misturando bem e tomando o cuidado para não murchar o volume adquirido na batedeira. (fiz com uma colher vazada para confeitaria).Junte a manteiga a esta mistura com o mesmo cuidado para homogeneizar.

Coloque na forma e leve ao forno por 20 minutos a 190ºC ou que fique dourado.

Descanse o bolo por 15 minutos na forma e depois desinforme e deixe descansar na gradinha.


Ingredientes do xarope:(prefiro falar calda, pois é muito boa! e não muito doce como um xarope!):

4 colheres de sopa de suco de limão.
1/2 xícara de acúcar cristal (fiz com o refinado)


Preparo da calda:

Coloque o açúcar e o suco de limão em uma panelinha e mexa em fogo baixo até dissolver por completo. Deixe amornar, fure o bolo em diversas partes e regue com este "xarope". (fiquei com receio de encharcar muito, mas não, todo o líquido é suficiente pra ele ficar mais gostoso. Abuse da calda!).

Deixe o bolo absorvendo o líquido por 1h mais ou menos, antes de devorá-lo!

È MUITO BOM!!!