Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

segunda-feira, 19 de abril de 2010


Legítimo Bolo Papo de Anjo.

Tem uma feira ao ar livre aqui no Rio que fica na Praça Mauá. Acontece aos sábados na parte da manhã. Passando pela Perimetral e olhando para baixo, chegando a praça, você avista uma grande confusão que parece um camelôdramo desorganizado, mas chegando na feira, vc percebe o clima kitsch do lugar. É fantástico! Eu, ADOREI! Tem de tudo o que vc possa imaginar ( figurinhas, bonecas, pins ,rádios, roupas,utensílios para casa , máquinas fotográficas,etc). As mercadorias são tanto de lixo catadas quanto de antiquários com relíquias. É bem democrático como o Rio. Quem gosta e não foi, vale a pena ir! Bem, estou falando tudo isto, pois foi lá que comprei o livro abaixo do aniversário dos 70 anos do açúcar união (fazendo as contas, isto foi em 1980!). 

Olhe que interessante...abaixo do nome na receita, vem o endereço da pessoa que enviou! Que tempos inocentes!

Estava querendo fazer alguma receita destas e meu grande incentivo, foi participar do concurso neste  super blog. Como eu amo ganhar livros...

      
Irei reproduzir a receita como está no livro.

Ingredientes-Massa.
30 gemas. 

Modo de fazer:
Bata 10 gemas na batedeira, até dobrarem o volume. Deite em forma redonda, untada e com o fundo forrado com papel (manteiga). Logo que esteja assada (o meu ficou por 10minutos a 180ºC), retire com o papel  e repita a mesma operação por mais duas vezes, com as gemas restantes(eu bati de 10 em 10). Ensope cada uma com calda de açucar e reserve, colocando-as a escorrerem. 

Ingredientes- Calda.
2 quilos de açúcar cristalizado.
2 L de água.
2 colheres(chá) de essência de baunilha.

Modo de Fazer:
Ferva a água com o açúcar até ponto de pérola. Retire do fogo, junte a baunilha e utilize quente.

Ingredientes - 1º Recheio.
2 copos de calda aproveitada dos papos de anjo.
10 gemas passadas pela peneira.

Modo de Fazer:
Misture bem as gemas com a calda e leve a fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Reserve.

Ingredientes- 2º Recheio.
2 xícaras(chá) de calda aproveitada dos papos de anjo.
1 coco ralado (utilizei o desidratado sem açúcar- 100g) .

Modo de Fazer:
Junte tudo e deixe ferver por 5 minutos. Reserve.

Ingredientes Cobertura:
1 quilo de açúcar cristalizado.
1 L de água.
10 gemas.

Modo de fazer:
Junte a água com o açucar e ferva até ponto de pérola fino. Jogue as gemas pelo aparelho(?) rodando sem parar. retire os fios de ovos, borrife-os com água fria, repetindo a mesma operação até terminarem as gemas restantes. coe a calda, aromatize-as com baunilha e cubra com os fios de ovos.

obs: Eu comprei 350g de fio de ovos e utilizei.

Montagem da Torta:
1ª camada: um disco de papo de anjo.
2ª camada: metade do 1º recheio.
3ª camada: metade do 2º recheio.
4ª camada: um disco de papo de anjo.
5ª camada: o resto do 1º recheio.
6ª camada: o resto do 2º recheio.
7ª camada: um disco de papo de anjo.

Os fios de ovos colocam-se sobre a torta, decorando-a com algumas cerejas ou ameixas pretas, conforme sua preferência. (Claro que utilizei ameixa. Afinal, são anos 80!).

        Mágica! só gema batida.

            O disco de gema.

   O disco sendo banhado na calda.

   Recheio de coco igual ao da lata!

                Doce de ovos.


É uma torta bem doce para os meus padrões, mas fascinante de fazer, pois sempre amei papo de anjo e nunca passou pela minha cabeça que iria fazer um dia. É muito fácil! Mesmo!
Para diminuir o teor de açúcar, eu colocaria coco freco sem fazer o doce na camada correspondente. 
Ao fazer esta receita, me ví na minha infância comendo papos de anjo, os doces de coco que comprava em lata para devorar (igual ao que fiz para esta receita. Quem tiver preguiça, é só comprar! IGUALZINHO!),
os fios de ovos que era chic na época, quando os comia, era só em época de festa. não tinha esta fartura como tem hoje. Acho que é por isto que era bem doce os doces.Para compensar!
Foi muito bom voltar no tempo!