Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Amanteigados de nozes e figo português.

Adoro fazer biscoitinhos! Quando tem manteiga e nozes então...leio logo a receita.
Não sei se só eu que faço isto, mas eu adoro ler receitas. É como se eu estivesse lendo uma matéria.
Consigo visualizar todo o processo. E nestas minhas lidas, vejo se é realmente viável de se fazer ou se é uma receita duvidosa. E olha que têm muitas  revistas no
mercado que colocam receitas erradas, que omitem várias etapas ou trocam até nome com fotos!
Como eu sou MUITO teimosa, faço assim mesmo(quando gosto muito) e constato que realmente era inviável. Cabeça dura de ariana.
Bem, mas esta abaixo é SUPER simples  gostosinha de fazer, pois podemos modelar da maneira que acharmos melhor.
Ah...a caixinha fui eu que fiz tb! Bom pra presentear.


Picando....


                                                                       misturando...

Indo ao forno já moldado!


Ingredientes:

3/4 de xícara de açúcar.
1/2 xícara de manteiga.
1 ovo.
2 1/2  xícara de farinha de trigo.
1 1/2 cl. de chá de fermento em pó.
1/2 colher de sal.
1/2 xícara de nozes picadas.
1/2 xícara de figo portiguês picado.
zest picadinha de 1 laranja.
2 colheres de chá de suco de laranja. 

Modo de preparo:(olha que moleza!)

* Misture todos os ingredientes e se tiver um clima quente na sua cidade, deixe por uns 30 min. na geladeira.
* Abra a massa na espessura média em uma superfície enfarinhada e faça moldes com um cortador a sua escolha. Fiz com um de flor.
*Coloque na forma e leve a geladeira por 15 min. antes de levar ao forno.
*Asse em forma untada e enfarinhada por 8 minutos a 180ºC. Este tempo vai ser de acordo com a espessura do seu biscoito. Vá olhando durante o processo para não queimar.
Estes biscoitos com um chazinho...faz bem pra alma!