Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

quinta-feira, 18 de março de 2010

PAVLOVA*

Estava na academia (um dia raro, eu sei) malhando no transport e avistei na esteira a minha frente, uma mulher andando e assistindo o programa da Nigella (esteira com tv). Corri para única esteira ainda disponível e liguei tb no programa.
Muitas pessoas a acham exagerada, mas convenhamos que ela faz as receitas parecerem a coisa mais fácil de fazer(esta realmente é), além de serem lindas ! Eu adoro assistir aos seus programas (apesar disto quase não acontecer. Infelizmente ).  Bem, acabei fazendo mais exercícios que o habitual (menos calorias) e depois corri pra casa para fazer esta receita (será que adquiri o dobro de calorias que eu havia perdido?!).

PAVLOVA

Ingredientes:
4 claras.
250g de açúcar refinado.
50g de amido de milho.
1 colher de vinagre branco.
1 colher de essência de baunilha.

500ml de creme de leite fresco
100g de açucar refinado.

Polpa de 3 maracujás.

Modo de preparo:

* antes de começar a colocar as claras no bowl da batedeira, limpe-a com uma banda de limão que vc tenha na geladeira, passando-a no bowl. Desta forma, se tiver algum resíduo de gordura, sairá e seu suspiro ficará mais volumoso (dica da Nigella).
Mas vamos a receita.

  • Coloque as 4 claras (em temperatura ambiente) na batedeira e ligue na menor velocidade até começar a formar volume. Mude para uma velocidade maior e vá adicionando aos poucos o açucar. Baixe novamente a velocidade e introduza o amido, o vinagre e a essência.
  • Ligue o forno a 160ºC.
  • Faça um círculo( de uns 25 de diãmetro) a caneta em uma folha de papel manteiga, coloque-a ao avesso apoiada em um tabuleiro retangular maior que esta medida e vá espalhando o "suspiro" só até a marcação do círculo, mas tomando o cuidado para que fique alto.
  • Coloque no forno por 50 minutos ou até que comece a ficar dourado.
  •  Retire do forno e em seguida, vire-a ao contrário em uma superfície que vc irá servir a pavlova(ela ficará com a parte lisa para cima). Quebre com cuidado esta parte lisa, afundando-a.
  • Bata o creme de leite fresco com 100g de açúcar refinado e coloque em cima do "suspiro".
  • Jogue por cima a polpa do maracujá.
Não é fácil?

*Este merengue se chama Pavovla em homenagem a uma bailarina Russa chamada Anna Pavlova ( biografia, clique aquí) . Esta receita foi inventada após a viagem da bailarina a Austrália e Nova Zelândia (ambos reivindicam a invenção do doce). É muito servido na época de Natal em ambos os países.
Fonte:pavlova doce