Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sobremesa para os apaixonados.


Fazer uma comidinha bem gostosa para quem você ama, em um dia especial, como o dia dos namorados e de quebra fazer seu amor economizar (e muito!) com ida ao restaurante em uma data tão ingrata como esta, não tem prova maior de amor, não é mesmo?

Lembro de um filme (o assunto era dia dos namorados mesmo. O nome, não lembro!  ), em que um casal foi comemorar o dia dos namorados em um restaurante lotadíssimo, onde eles tiveram que sentar em uma mesa comunitária, cheia de casais onde o serviço, era de chorar!
Que prova de amor, hein?

Bem, pensando nesta data tão especial, procurei algo bem gostoso e achei esta receita do maravilhoso chef Claude Troisgros.

Morango casa bem com romantismo é uma dica para o grad finale da noite super especial que certamente, a esta altura, estará recomeçando. rsrsrsr

Boa Sorte a nós!

MORANGO AMADO




MASSA DO BISCOITINHO DE CORAÇÃO





120g manteiga em temperatura ambiente

100g açúcar de confeiteiro

1 ovo ligeiramente batido

270g farinha de trigo peneirada

30g amêndoas trituradas e peneiradas

sal



Com as mãos, misture bem a farinha e a manteiga, até que a massa fique com uma textura de areia. Junte as amêndoas trituradas, o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal e continue misturando. Por fim, acrescente o ovo e misture até formar uma massa homogênea.

Guarde na geladeira por 15 minutos. Após este tempo, abra a massa em uma superfície coberta com farinha de trigo e corte em formato de corações. Coloque os corações em um tabuleiro e asse por 15 minutos (os meus ficaram 25 min) a 180ºC.


MORANGO COM CALDA.



300g morangos cortados ao meio (1 caixa).

100g passas pretas (usei as brancas)

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de cachaça

2 colheres de sopa de licor de cassis



Derreta a manteiga em uma frigideira e refogue os morangos rapidamente. Acrescente as passas e o açúcar e deixe caramelizar. Flambe a mistura com a cachaça e acrescente o licor de cassis. Deixe reduzir um pouco.



FINALIZAÇÃO



sorvete de creme

açúcar de confeiteiro (não usei!)

Em um prato fundo, coloque os morangos. Coloque uma bola de sorvete de creme por cima e um coração de massa. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.



Ah...ainda fiz um "cafézinho" especial com o pó de café boliviano que uma amiga trouxe e servi com os biscoitinhos. Para tal finalidade, seria mais "chique" fazer os biscoitinhos pequenos.
Uma heresia total!!!