Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Mil Folhas com Creme.

                                                                      


Qual receita poderia estrear em alto estilo o meu blog?
Tinha que ser um clássico e que não poderia ter feito (sozinha). Pensei, pensei e cheguei a conclusão que só poderia ser o  MIL FOLHAS!
Sempre temi fazer pão. Quando fiz minha primeira aula e consegui entender o processo da fermentação, tudo ficou mais fácil e prazeroso. Sentir o cheiro de um pão fresquinho, feito por você sair do forno, saboreá-lo...é MUITO BOM!
Com o mil folhas era a mesma coisa. Temia não conseguir. Fui fazendo as dobras, colocando na geladeira, passando o rolo e ....voilà! Consegui visualizar as camadas de manteiga alternando com as camadas de farinha. É mágico!
Segue o mito...

Ingredientes da MASSA FOLHADA:

500g de farinha sem fermento.
2 colher de chá de sal.
6 gotas de sumo de limão.
250 ml de água.
80 g de manteiga sem sal, derretida.
200g de manteiga sem sal, fria.

Modo de Preparo:

*Faça uma cova com a farinha e o sal previamente peneirados.
*Adicione no buraco da cova o limão, água e a manteiga derretida. Misture com a ponta dos dedos e depois passe a amassar agregando toda a massa até conseguir uma bola suave e lisa ( a minha não ficou tão lisa!). Se precisar, vá borrifando um pouco de água, mas não exagere!
*Faça uma incisão com estilete na bola em forma de X. (este processo evitará que a massa encolha). Envolva-a em um plástico e leve para geladeira por 1 hora .( Este processo vai fazer com que a massa ganhe maleabilidade e elasticidade).
*Pegue a manteiga e coloque entre 2 pedaços de papel manteiga. Bata na manteiga com o rolo de massa, para fazer com que a manteiga fique com a espessura de um quadrado de 2 cm de espessura.Esta operação tornará a manteiga maleável, sem derreter.
*Desembrulhe a massa que está na geladeira e estique-a em uma superfície enfarinhada as quatro pontas(em cima, baixo, direita e esquerda da massa), mas deixando o meio (onde está o X), intacto.
*Disponha a manteiga neste meio e embrulhe a massa fechando todas as pontas embrulhando a manteiga como um envelope.
*Passe um rolo sobre as extremidades da massa, para as vedar. Estenda a totalidade da massa a obter um retângulo com 12 x 35 cm.
*Dobre este retângulo em 3 partes. Primeiro o lado direito em direção ao centro e depois o esquerdo em cima da primeira dobra. Fica como se fosse um livro que ao ser aberto, a página de cima vai abrir para esquerda. Deu pra entender?
Tire o excesso de farinha com um pincel, deixe as pontas alinhadas, faça uma marcação de um dedo afundado na massa, embrulhe-a no plástico e leva a geladeira para descansar por 30 minutos.
*Depois de 30 minutos, retire a massa, posicione-a na sua frente como se fosse um livro a ser aberto e passe o rolo esticando a massa para cima, até obter outro retângulo de 12 x 35. Faça o mesmo processo de abrir e fechar como o de cima, não esquecendo NUNCA de envolvê-lo no plástico ao levá-lo á geladeira por mais 30 minutos. Faça este processo até conseguir 6 marcações na massa.
*Este processo vai fazer com que a massa vá ficando cada vez mais macia e lisa e estará pronta a ser usada depois da última marcação na massa.

**Sei que ao olharmos o processo desta simples massa, dá vontade de desistir, mas pode confiar em mim.
É fácil! Só tem que ter tempo e disponibilidade para ficar plantada dando o tempo para finalizá-la.
***Esta massa poderá ser conservada na geladeira por 4 dias ou no freezer por 3 meses. Quando o fizer, já deixe porcionada para sua finalidade posterior.
****Durante o período de muito calor, aumentar o tempo de refrigeração para 45 minutos.

Vamos logo ao creme antes que alguém desista de colocar em prática esta receita!

Serve: 6 pessoas.
Ingredientes do CREME DE CONFEITEIRO:

600 ml de leite.
1 vagem de baunilha, cortada longitudinalmente.( pode ser usado raspas de 1 limão- foi o que fiz!).
10 gemas sem a película.
200 g de açucar.
50g de farinha sem fermento.
50g de amido de milho.

Modo de Preparo:

*Ferva o leite com a baunilha ou as raspas de limão no fogo baixo, até levantar fervura.
*Numa tigela, bata as gemas e o açucar até obter um preparado esbranquiçado.
*Adicione as gemas a farinha com o amido já peneirados e mexa até ficar uma massa lisa. Adicione um pouco do leite quente a esta massa e mexa até ficar sem nenhuma bolota(adicionando o leite aos pouco e ir mexendo com um fuet rápido).
*Adicione esta massa ao leite quente, tirando a fava de baunilha e no fogo MUITO baixo, mexa sem parar, até obter o creme.
**Este creme tem que cozinhar depois de levar a farinha ao fogo por no mínimo 1 minuto. Se não o fizer, o creme ficará com gosto de farinha.
***Se neste processo começar a engrossar formando bolinhas, tire-a imediatamente do fogo, mas continue mexendo até que elas não estejam mais no creme. Volte em seguida até conseguir a tempo necessário para não ficar com gosto de farinha.Prove!
*Retire o reme do fogo e coloque em uma vasilha para esfriar, mas cobra-a com um plástico, para não formar uma película dura.

FINALIZANDO A MASSA...

*Pré -aqueça o forno a 210ºC (posição 6 -7 do forno convencional).
*Divida a massa em 4 porções(fiz com 3 e sobrou massa) e estenda-as de modo a obter quatro retângulos com 2-3 mm de espessura.
*Unte uma forma com manteiga sem enfarinhar e coloque um pedaço de papel manteiga neste fundo. Disponha uma massa, faça vários furos com o garfo  e cubra com outro papel manteiga. Coloque um tabuleiro menor por cima para pesar e a massa não estufar (não coloquei e a minha não ficou uniforme).
Leve ao forno por 10/15 minutos, vire e deixe por mais 10 minutos. veja se está dourado. Se não deixe por mais uns 5 minutos ou até que doure.
*Faça este processo com todas as 4 porções. Se vc colocar no forno todos de uma só vez, cuidado para os de cima não ficar mais tostados que os de baixo.
**É preciso que eles fiquem dourados para ficarem crocantes!

MONTAGEM:

*Divida o creme em 3 partes iguais.
*Em uma travessa, coloque uma camada da massa, outra do creme vá alternando.
*Por cima da última camada de massa, peneire açucar de confeiteiro e pique alguns morangos ou outra fruta de sua preferência para decorar.
**Monte e sirva a seguir, pois desta forma, obtêm-se a crocância da massa folhada. Com o passar do tempo, ela tende a ficar molhada e perde esta particularidade.

Sei que é trabalhoso, mas no final, temos a sensação de conseguir derrubar um mito.
E olha que este mito É MUITO BOM!!!!

Ah...esta receita é do livro do Cordon Bleu.