Adoro sobremesas que levam frutas, mas sempre deixei pra trás esta clássica receita da pâtisserie francesa, pois a achava muito "da sem graça" e as outras, tinham um desafio maior.
Quando tive esta aula na faculdade, eu faltei e fiquei encucada de não ter experimentado.
De uns tempos pra cá, só via receitas que remetiam a ela. Até mesmo maças dando bobeira em casa eu tinha!
Então, fiz "a sem graça" que se transformou na minha torta predileta com frutas! É incrível como a massa é firme (que aguenta "dias" com a calda sem se desmanchar), sem ser muito doce (como eu gosto!) e que cai muito bem com a calda de açúcar e as maças cozidas. Um achado de vários séculos!
Além da descoberta, ainda tem uma historinha da sua criação.
Diz a lenda que, em meados do Século 18, existia na França um restaurante que pertencia às irmãs Tatin, sendo uma delas a cozinheira, muito recatada, e a outra confeiteira, muito namoradeira. Certa vez, a irmã namoradeira apaixonou-se tão intensamente por um cliente que acabara de entrar, que esqueceu de colocar a massa por baixo da torta. Para não perdê-la, resolveu colocar a massa por cima e assar. Estava inventada a Tarte Tatin, uma simples e inusitada sobremesa que perdurou ao longo dos séculos, vindo parar diretamente na sua mesa. Esta historinha, copiei daquí e a receita, fiz algumas pequenas adaptações (aumentei a quantidade da calda e diminui a quantidade de manteiga quando cozinhei as maças) da que foi ensinado em aula.
É uma das receitas mais fáceis da pâtisserie francesa e que é MUITO gostosa!
Ingredientes da massa brissé:
100g de manteiga sem sal.
6g de sal.
1 gema.
70ml de água.
250g de farinha de trigo.
Modo de preparo:
Na batedeira, com a espátula raquete, misture a manteiga, com a gema e o sal por uns 5 minutos.
Acrescente a água e continue a bater.
Diminua a velocidade e acrescente a farinha peneirada até formar uma massa.
Embalar a massa em filme plástico e guardar na geladeira por no mínimo 1 h.
Ingredientes recheio:
Massa brissé feita acima.
4 maças grandes, cortadas em 4 cada sem as cascas e miolo.
300g de açúcar.
50g de manteiga sem sal.
100 ml de água.
Modo de preparo do recheio:
Em uma panela com fundo largo, coloque o açúcar para caramelar. Acrescente a manteiga e misture em fogo brando até incorpar.
Despeje a metade desta calda em uma forma de 20cm de largura quando ainda estiver quente.
Volte a panela com a outra metade da calda, acrescentando os 200ml de água.Deixe dissolver por completo a calda.
Adicione as maçãs e em fogo baixo, com a panela tampada, deixe cozinhar as maçãs por uns 10 minutos (irá depender da maturidade delas. Não a deixe muito mole e sim dourada e cozida al dente).
Abra a massa entre papéis manteiga até ficar com uns 2,5cm de espessura. Cubra as maças que já estão na forma . Deixe-a descansar por uns 10 minutos na geladeira.
Obs: quando abrir a massa, se estiver muito mole, volte-a a geladeira para que fique mais firme e você consiga retirar com mais facilidade o papel.
Leve ao forno por uns 35 minutos a 180ºC. A minha ficou mais tempo, pois coloquei em uma forma alta, então vá controlando.Quando massa estiver assada e sequinha, retire do forno, pois ela não fica dourada!.
Desenforme e sirva ainda morna com chantilly ou sorvete de creme. É tudo de bom!!!!