Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Biscoitinhos de chocolate com cereja.

Biscoitinho de chocolate com cereja.



Vi esta receita e fiquei fascinada pelo efeito de craquelado que fica nos biscoitinhos.
Com certeza, me pegou pelos olhos.
Ao fazer, não ficou redondinho como deveria, pois a massa espalhou no formo. Creio que a quantidade de farinha tem que ser um pouco a mais ou porque substitui a baunilha por licor de cacau. Não sei, mas minha curiosidade foi sanada e posto aqui uma receita bem gostosa feita com chocolate.Redondinho ou não, é muito bom.

Ingredientes:

· 80 g de manteiga sem sal

· 200 g de chocolate meio amargo picado

· 100g de açúcar

· 1 colher (sobremesa) de pimenta rosa quebradinha

· 1 colher (sobremesa) de essëncia de baunilha (substitui por licor de cacau)

· 3 ovos ligeiramente batidos

· 200g de farinha de trigo

· 30g de cacau em pó

· ½ colher (sobremesa) de fermento em pó

· cereja com cabinho (o meu foi sem)

· açúcar (para empanar)- achei que esta açúcar poderia ser dispensado, pois fica doce. Fiz alguns sem. Ficou craquelado e com uma dose menor de açúcar. Foi melhor.

· açúcar de confeiteiro (para empanar)

  Modo de Preparo:

*Em uma panela em banho-maria coloque 80g de manteiga sem sal e 200g de chocolate meio amargo picado e mexa até o chocolate derreter.

*Transfira o chocolate derretido para uma batedeira e adicione 100g de açúcar, a pimenta rosa quebradinha e a essência de baunilha, batendo bem até formar uma mistura homogênea.

*Desligue a batedeira e adicione 3 ovos ligeiramente batidos, a farinha de trigo, o cacau e fermento em pó e misture até formar uma massa homogenea. Cubra com filme plástico e leve para gelar por 2h.

*Com as mãos pegue uma pequena porção de massa, faça, coloque uma cereja com cabinho e forme uma bolinha. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes.

*Passe cada bolinha no açúcar e depois no açúcar de confeiteiro (desnecessário o açúcar refinado, pois só fica mais doce. o efeito craquelado se dá pelo açúcar de confeiteiro).

*Coloque as bolinhas numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio pré aquecido a 180°C por 20 minutos.

*Retire do forno e deixe esfriar.  


Receita da Ana Maria Braga:

http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/biscoitinho-de-chocolate-recheado-4fcf5259b7595a17ec00f23f