Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo para meus amigos.

Tantos aniversários no mesmo mês no meu trabalho, que foi resolvido que faríamos um bom café da manhã para comemorarmos os aniveriantes do mês em uma só leva.

Pensei em fazer um bolo que não tem erro para estas ocasiões. O formigueiro, mas minha super- infalível- gostosa  receita não estava em casa e sim no meu trabalho (caderno de receitas) e então desisti.

Fico impresionada quando as pessoas sabem de uma receita de cor. Comida salgada pode até ser, mas doces? bolos? Não mesmo!  Preciso de uma receitinha alí, ao meu ladinho. Rsrsrsr..

Então, parti para minha cada vez maior pilha de receitas que ficam a minha espera.

Esta receita é adaptada de uma receita de um blog que está entre os meus favoritos, mas não tenho certeza qual deles. Irei pesquisar e dar os devidos créditos, pois é mais que merecido. MESMO!!



Bolo de laranja e sementes de papoulas.

Ingredientes do bolo:

3 claras batidas em neve.
250g de acúcar.
55 ml de azeite extra virgem.
170g de leite.
2 colheres de sopa de sementes de papoulas.
2 colheres de chá de fermento em pó.
160g de farinha de trigo peneirada.
110g de farinha de amêndoas.
1 pitada de sal.

Ingredientes da cobertura do bolo:

Rodelas de 1 laranja cortada bem fininha.
1 colher (sopa) de acúcar cristal.
Manteiga para untar.

Ingredientes da calda:

1 laranja grande (sumo e raspa)
2 colheres (sopa) de açúcar.
100 g de água filtrada.

Modo de preparo da cobertura e do bolo:

*Unte uma forma redonda, coloque o acúcar no fundo e arrume as rodelas fininhas da laranja.
*Pré aqueça o forno a 180º C.
*Bata as claras na batedeira até conseguir picos firmes.Reserve.
*Bata o açúcar com o azeite e junte as sementes de papoula.
*Vá aos poucos colocando o leite.
*Desligue a batedeira e vá adicionando as farinhas aos poucos.
*Incorpore as claras aos poucos para não perder o ar entre elas.
*Coloque o fermento.
*Coloque na forma e leve ao forno por 35minutos ou até ficar firme.

Modo de Preparo da calda:

Coloque em uma panelinha os ingredientes e depois de levantar fervura, deixe ferver por mais 15 minutos em temperatura baixa.

Finalização:

Tire o bolo do forno, deixe descansar por uns 5 minutos e desenforme com cuidado, deixando o lado das laranjas a mostra. Coloque a calda e aproveite!