Compartinhando minhas experiências no mundo da confeitaria.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bolo " Boas vindas Kiko".

Penso muito na minha velhice. Meu marido diz que eu não vou ficar velha, pois já estou velha!
A razão desta piadinha TÃO sem graça (viu?), é que faço muitas coisas consideradas de pessoas já aposentadas, que tem o tempo a sua disposição e não é mais escravo dele. Acho que vou ficar MUITO feliz quando tiver este tempo pra mim.

Uma destas "coisinhas", é bordar. Estou aprendendo. Assisti o filme : Brilho de uma paixão e achei tão suave e singela as cenas em que a protagonista bordava, que me deu uma vontade imensa de aprender esta arte (quem não gosta de filme europeu, não aconselho a ver, mas quem aprecia a arte, poesia, fotografia,acho que vale a pena!)
     
Bem, estou contando tudo isto, pois quando eu for avó (momento que exercerei todos estes aprendizados integralmente) quero ser igual a minha linda cunhadinha (que apesar da função, é uma avó muito nova), que me ligou  para pedir pra eu fazer um bolo BEM COLORIDO, elegre e gostoso para seu neto que estava vindo passar as férias com ela no Rio.
Ela não é especial? Nem preciso dizer que ele AMA MUITO esta avó.
Como estava sem tempo, fiz um bolo com muito carinho, mas roubando um pouco. Vocês vão ver o  por que.

Ingredientes da massa:

750g de manteiga.(na temperatura ambiente)
18 ovos (gema separadas da clara).
630g de farinha de trigo (peneirada).
100g de cacau em pó.
750g de açúcar.
20g de fermento.
1 pitada de sal.


massa com clara em neve.

Modo de Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até dobrar de volume.
Vá adicionando 1 a 1 as gemas.
Vá juntando aos poucos a farinha de trigo misturada com o fermento e o cacau. Reserve.
Bata as claras em neve firme com uma pitada de sal.
Misture as claras com a massa delicadamente.
Coloque papel manteiga em uma forma de beiradas baixas.
Pré aqueça o forno por uns 2 minutos e depois coloque esta massa na forma, mas deixe ela bem fininha.
Asse por 10 minutos a 180ºC.
Se vc achar que não está cozido, desligue o forno depois deste período e deixe descansar no próprio forno morno por mais 10 minutos.
Esta receita faz 1 massa que vai ser dividida em 3 tabuleiros que será cortado 6 círculos e reservado.


tabuleiro forrado com 1/3 da massa.

Calda para regar o bolo:

Suco de 6 laranjas.

Recheio 1 e 3:

1 lata de leite condensado.
150g de achocolatado em pó.
30g de manteiga sem sal.

Modo de preparo do recheio:

Junte todos os ingredientes e faça um brigadeiro mole. Reserve.

Recheio 2 e 4 :

500g de morangos (2 caixas grandes).
300g de água.
200g de açúcar.

Modo de preparo do recheio:

Coloque o açúcar com a água em uma panelinha para fazer uma calda em ponto de fio.
Adicione os morangos pré lavados e cortados em 4.
Deixe engrossar um pouco.
Reserve.

Recheio 5:

Nutella comprada pronta.

Cobertura:

300g de chocolate ao leite.
200g de creme de leite.
50g de licor de sua preferência(omiti).

Modo de preparo do recheio:

Esquente o creme de leite (no microondas em potência média ou no fogo baixo).
Adicione o chocolate picado.
Mexa bem até derreter todo o chocolate.
Adicione o licor e misture.

Bolo com o plástico.
Montagem:

Forre uma forma redonda da mesma medida do círculo da massa, com um plástico no fundo.
Coloque o 1º círculo nesta forma. Regue com um pouco de suco de laranja.Coloque o recheio 1.
coloque o 2º disco, regue com o suco, recheie com o 2º recheio.
E assim suscetivamente até acabarem os disco, recheios e calda.

Cubra com as pontas do plástico que está na forma e deixe descansando na geladeira por 12h.

Retire da geladeira e desenforme com a ajuda do plástico.

Coloque em cima de uma gradinha, regue com o ganache da cobertura, leve a geladeira por 10 minutos, regue novamente com o resto do ganache , jogue os confeitos por cima e...está pronto para agradar o paladar de uma doce criança.

obs: Este bolo é pra criança mesmo, pois acho  um pouco doce demais para o paladar de um adulto.Se for fazer para os crecidinhos, aconselho a fazer somente os recheios de ganache e morango, retirando a nutella e o brigadeiro. Fica bem melhor.

Não roubei um pouquinho?