segunda-feira, 14 de maio de 2012
Babá ao Grand Marnier.
Babá ao Grand Marnier.
Mais uma vez não ressisti e antes de fazer uma primeira receita para prová-la e depois fazer ao meu modo, não, a ariana aqui foi logo alterando-a.
Tradicionalmente chama-se babá ao rum, mas como minha experiência com rum não é muito boa, tasquei um grand marnier em vez dele. Um pouco sutil a modificação, mas como é um clássico da patisserie francesa...
Ah...além de ser um clássico, foi a última sobremesa que Maria Antonieta comeu antes de morrer e a que Nina fez para a família do Tufão na novela.
Quanta fofoca para um simples doce!!
Ingredientes da massa:
15g de fermento biológico fresco;
120ml de água morna;
40g de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
3 ovos;
40g de xícara de manteiga em temperatura ambiente;
240g de farinha de trigo.
Ingredientes da calda:
400 g de açúcar
270 ml de água;
360 ml de suco de laranja
1 cálice de Grand Marnier ou rum
Modo de Preparo:
Unte com manteiga e farinha 20 forminhas e reserve.
Misture, em uma tigela, o fermento com a água morna. Adicione o açúcar, o sal, os ovos, a manteiga e 120g da farinha.
Bata por 2 minutos até obter uma massa lisa (fiz na mão mesmo). Junte a farinha restante (outras 120g) e misture com uma colher até incorporá-la à massa.
Distribua a massa nas forminhas, ocupando menos da metade do volume delas. Deixe crescer em local protegido e coberto por um saco por 1 hora e 30 minutos.
Retire do saco e asse no forno a 200ºC por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Desenforme quente.
Prepare a calda:
Numa panela com o açúcar, adicione a água e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 10 minutos. Acrescente o suco de laranja misturado com o Grand Marnier e retire do fogo.
Disponha as bábas em um prato fundo e com a calda morna, vá regando-os. Deixe descansar por uns 5 minutos na calda que ficou no fundo e depois vire as bábas e deixe descansar por mais 5 minutos assim, para ficar bem molhadinho.
Decore com zest de laranja e chantilly.